Com o comando da professora Neusa Maria da Silva, as atletas apucaranenses Rita de Cássia Duarte, Nicole Coutinho Soares e Viviane Condosim Morais estão disputando em Foz do Iguaçu (Oeste do Estado), a modalidade de ginástica rítmica na 23ª edição das Olimpíadas Especiais das APAEs do Paraná.
A competição reúne mais de 1,2 mil atletas com deficiência intelectual e múltipla de 30 delegações diferentes do Estado, com uma programação que celebra esporte, superação e integração social.
Segundo Neusa, as ginastas participarão das competições nos aparelhos de bola, arco e fita. “Iniciamos em abril desse ano na Apae um trabalho com essas meninas que pela primeira vez disputam uma competição oficial. Elas são focadas e dedicadas e com certeza brilharão nas edições dos próximos anos. Levei as três atletas para ganhar experiência e vivência dentro dos campeonatos. Agradeço a diretora da Apae, Isabel Ortega, e a Prefeitura de Apucarana pelo apoio para que pudéssemos competir em Foz do Iguaçu”, disse Neusa.
A abertura das Olimpíadas Especiais aconteceu nesta segunda-feira (25/08) no Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, com um público de cerca de 1,5 mil pessoas.
Também estão acontecendo disputas nas modalidades de atletismo, basquetebol, badminton, capoeira, futebol 7, futsal, ginástica artística, golf 7, handebol, natação, tênis de mesa e xadrez.
O evento é organizado pela Federação das APAEs do Estado do Paraná (Feapaes) e pela APAE de Foz do Iguaçu, com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Esporte e de Desenvolvimento Social e Família, e da Audi do Brasil, como contrapartida pelo apoio recebido do programa Paraná Competitivo.
O aporte na competição é de R$ 2,47 milhões para custear estadias, alimentação, kits esportivos, premiações e arbitragem.
O evento, que acontece a cada dois anos, também serve de preparação para as olimpíadas nacionais das APAEs, que neste ano acontecem no mês de dezembro em Brasília.
Comentários: