google.com, pub-5218898159836688, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Web Nova Rádio

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Saúde

Com queda significativa no número de casos, Apucarana anuncia desativação do Pronto Atendimento da Dengue

A partir da próxima segunda-feira (9/6), quem precisar de atendimento para dengue deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em casos mais graves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (2/6), o prefeito Rodolfo Mota e o secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, apresentaram dados atualizados sobre a situação da dengue em Apucarana. O município registrou uma queda expressiva no número de notificações, casos confirmados e atendimentos nas últimas semanas. Em razão dessa redução, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) informou que encerrará as atividades do Pronto Atendimento 18 Horas da Dengue a partir da próxima segunda-feira, 9 de junho.

De janeiro a maio de 2025, Apucarana registrou 7.903 notificações suspeitas de dengue. Desses casos, 6.131 foram descartados, enquanto 1.754 foram confirmados. Entre os pacientes, 211 apresentaram dengue com sinais de alarme, necessitando de internação. O pico da doença ocorreu na 15ª semana epidemiológica, em abril.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Apucarana no combate à dengue, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e o Exército Brasileiro, destacam-se a instalação de 427 ovitrampas — armadilhas usadas para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti —, a aplicação de dois ciclos de fumacê e o recolhimento de aproximadamente 325 toneladas de materiais inservíveis.

Publicidade

Leia Também:

O prefeito Rodolfo Mota agradeceu o empenho de todos os envolvidos na operação Guerra contra a Dengue. “Agradeço à equipe de Vigilância Epidemiológica, aos Agentes Comunitários de Saúde, ao Exército Brasileiro, à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ao chefe do Núcleo Regional de Saúde, Lucas Leugi, à imprensa pela divulgação e à comunidade pela adesão. Graças a essa união de esforços, hoje comemoramos uma queda significativa nos casos da doença, o que nos permite encerrar o Centro de Atendimento da Dengue a partir da 1h da manhã da próxima segunda-feira, 9 de junho”, declarou.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Guilherme de Paula, reforçou a importância da continuidade das medidas preventivas. “Embora os números tenham diminuído, a população não pode relaxar. Pedimos que mantenham a atenção para evitar o acúmulo de água em residências e quintais. A partir de agora, quem precisar de atendimento para dengue deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, em casos mais graves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, ressaltou.

Estiveram presentes na coletiva a primeira-dama Karine Mota, os vereadores Danylo Acioli (presidente da Câmara), Moisés Tavares (líder do prefeito no Legislativo), Tiago Cordeiro, Luciano Facchiano, Gabriel Caldeira, Adan Lenharo, Eliana Rocha, Guilherme Livoti, Luiz Vila Boas e Sidnei da Levelimp, além de representantes de diversos veículos de comunicação.

FONTE/CRÉDITOS: PMA
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Web Nova Rádio/ Assessoria de Imprensa
Comentários:
Web Nova Rádio

Publicado por:

Web Nova Rádio

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!