Após nove meses na direção da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, o advogado Lucas Ortiz Leugi está deixando a função, para a qual foi indicado pelo secretário de estado da saúde, Dr. Beto Preto. Neste sábado, dia 4 de outubro, Leugi será empossado como vereador da Câmara Municipal de Apucarana, em solenidade prevista para as 14h40, no plenário da Casa.
“Dei o melhor de mim para atender a população de Apucarana e região, incluindo a redução das filas de espera nas cirurgias eletivas. Ressalto e valorizo muito, de coração, o aprendizado que tive ao longo deste período, com toda a equipe técnica da Regional de Saúde, e também as boas parcerias firmadas com os municípios da nossa base”, comenta Lucas Leugi.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, se manifestou sobre a saída de Lucas Leugi da Regional de Saúde. “O Lucas Leugi volta à câmara. E, neste momento, expresso meu agradecimento por todo o empenho dele nos bons resultados obtidos. Ele conseguiu levar a regional para um bom momento, em termos de atendimento e assistência a saúde. Importante lembrar ainda o pleno funcionamento do hospital da Acea, contribuindo para a redução das filas de cirurgias eletivas”, avaliou Beto Preto.
O decano servidor público, José Schiarolli, com 38 anos de carreira na Regional de Saúde, avalia positivamente a gestão de Lucas Leugi à frente da instituição. Ele destaca - em nome dos demais colegas de trabalho -, que Leugi trouxe para a regional um olhar político de saúde pública. “Ele visualizou soluções para as principais demandas da população, contribuindo com os técnicos para alcançar os objetivos da Regional de Saúde”, enfatiza Schiarolli.
BALANÇO POSITIVO - Entre os feitos de Lucas Leugi, enaltecidos pelos servidores de carreira da RS, são citados o aumento da oferta aos prestadores de serviços do SUS, facilitando o acesso de usuários; e a redução de filas e tempo de espera para atendimento.
Também é destacada, uma aproximação maior da 16ª RS com os prefeitos e secretários municipais de saúde, otimizando o atendimento da população. Servidores apontam que as demandas cobradas pelo Ministério Público e Poder Judiciário foram reduzidas, por meio de oferta maior e execução de serviços.
Outras conquistas citadas são: maior diálogo com a direção de hospitais; ouvidoria mais resolutiva; e reuniões “tira-dúvidas” dos secretários de saúde em relação aos hospitais. Vale ressaltar que, neste ano, até o mês de setembro foram ofertadas aos 17 municípios da regional, 56.428 consultas médicas.
Equipes de várias seções da RS, apontam ainda outros itens que merecem ser citados tais como: renovação da frota de veículos; horário expandido à clientela na retirada de medicamentos da farmácia; e o apoio direcionado na ativação do Hospital Torao Tokuda.
Entre outras ações positivas, os servidores da Regional de Saúde apontam ainda: mais autonomia dos técnicos para o desenvolvimento de ações; acesso facilitado aos servidores com a direção; atendimento humanizado para aos usuários do SUS; e a reorganização dos atendimentos de urgência nas rodovias entre Mauá da Serra e Faxinal.
Comentários: